Com o fim do carnaval, inicia-se o ano oficialmente no Brasil. O que se pode esperar para o mercado de capitais brasileiro para 2012, após o tombo de mais de 18% do índice em 2011?
Embora qualquer prognóstico seja mera especulação, gostaria de dar minha opinião.
No início de janeiro, "tuitei" que, embora não seja Morris Albert (famoso cantor brasileiro que cantava em inglês na década de 70, os fortes entendem...) tinha um "feeling" quanto à Bolsa este ano.
De fato, o índice BOVESPA saiu de menos de 50.000 para acima de 66.000 pontos em pouco menos de dois meses. O que aconteceu? Os problemas econômicos mundiais foram solucionados?
Claro que não.
A situação continua tão ruim ou pior quanto em 2011. De bom, temos a recuperação da economia americana, a Alemanha ainda mostrando força, e a inflação dando trégua no Brasil. A Europa... bem, a Europa é um capítulo a parte, e acho que vai piorar muito antes de melhorar.
Mas o fato é que, com todas as dificuldades, as ações brasileiras tiveram uma boa valorização. O que aconteceu?
Na minha modesta opinião, a conjugação de dois fatores: a redução na taxa SELIC, hoje em 10,5%, com perspectiva de chegar a um dígito em breve, e o baixo valor das ações de importantes empresas brasileira.
O fato é que ficou mais difícil ganhar dinheiro no conforto da renda fixa. Os títulos do tesouro direto oferecem rentabilidades que, descontados imposto de renda e taxas de custódia e administração, tornaram-se pouco atraentes. Especialmente se descontar-mos 5% de inflação, teremos uma rentabilidade de menos de 0,5% ao mês.
Assim sendo, há uma necessidade maior de assumir riscos, e esses se encontram no mercado de ações. E, analisando-se os indicadores fundamentalistas de várias ações de empresas de grande porte, veremos que ainda há papéis atraentes, como VALE, Banco do Brasil, OGX, e até a Petrobrás. Estavam "de graça" no final de 2011. Apenas corrigiram um pouco.
A tendência para o ano, em minha opinião, é de recuperação lenta e gradual, considerando-se a baixa rentabilidade da renda fixa e o fato de ainda estarem com preços razoáveis grande número de ações de boa qualidade. É esperar para ver.
Um abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário