segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vale a pena investir na Bolsa?

Olá, amigos!

Respondo ao questionamento feito via Twitter por Trevor Insano:
"Olá, sou um amador em Bolsa de valores,estou estudando muito sobre isso ultimamente e queria lhe perguntar se realmente vale a pena entrar nesse ramo????""
A resposta é: DEPENDE. Do que? Enumerei 5 fatores que, na minha modesta visão, são importantes na hora de se decidir pelo investimento em ações:

1) Da sua disponibilidade de capital: é um dinheiro do qual você não irá precisar tão cedo. Como eu invisto para obter RENDA via dividendos/opções, o capital que está lá é PERMANENTE. É como um imóvel alugado: um patrimônio que me dá uma renda. Mas se vc vai precisar desse capital no curto prazo, CORRA DA BOLSA.

2) Da sua disposição de aprender: Bolsa não é só "comprar na baixa e vender na alta". Não tem fórmula mágica. Mas tem que conhecer os principais instrumentos: análise fundamentalista de empresas, derivativos, tributação, proventos etc. Gráficos para mim têm importância como referencial, não como instrumentos para "prever" o futuro. Isso não existe. É perfeitamente possível ganhar com a queda da Bolsa, desde que se conheçam os instrumentos para isso.

3) Da sua disponibilidade de tempo: essa história de "longo prazo" é questionável. A única certeza é que estaremos mortos. Tem que acompanhar o noticiário nacional e internacional. Uma decisão do governo na área de energia pode derrubar violentamente as ações de concessionárias, ou da Petrobras. Uma bomba que soltarem lá nos confins do mundo imediatamente repercute em algumas ações na Bolsa.

4) Do seu estômago para o risco: graças à gastança de governos irresponsáveis, o Brasil paga A MAIOR taxa de JUROS REAIS do mundo: mais de 6% ao ano. Os EUA pagam 0,5% ao ano, só pra comparar. Consequentemente, é muito mais cômodo e menos arriscado investir em renda fixa. Bolsa pode dar isso em um dia. Mas pode tomar de volta todo o ganho (e mais algum) no dia seguinte.

5) O principal: a sua expectativa para o futuro. Por exemplo, se você acredita que o país vai se desenvolver, vai se fortalecer economicamente, a aposta em empresas voltadas para o consumo interno é uma boa; se você acha que a crise mundial passou, que Europa, China e EUA retomarão o crescimento vigoroso, a aposta em empresas exportadoras pode ter sucesso.

Minha opinião: o momento atual do Brasil não é bom, e a Bolsa vem refletindo isso nos últimos anos. O modelo adotado pelo PT, principalmente a partir da gestão Dilma, executado pelo desacreditado nacional e internacionalmente Guido Mantega, não favorece o crescimento do país.

O governo brasileiro, por ideologia de esquerda, flerta e apoia o "bolivarianismo" e o "Kirschinismo", modelos ultrapassados, que quebraram Venezuela e Argentina respectivamente. Pra não falar da conivência com a violação de direitos humanos de estudantes no país vizinho. Como socialistas,demonizam a iniciativa privada, e colocam o Estado, sabidamente corrupto e incompetente, como a "salvação" da sociedade, quando na verdade é a salvação apenas dos "companheiros" que mamam e enriquecem nas tetas estatais.

O ambiente econômico no Brasil só não é pior que o da Venezuela na América Latina. E, ao invés de investir em infra-estrutura no país, são torrados milhões de dólares pra fazer porto... em Cuba! Pra atender à megalomania do Lula, torram-se BILHÕES em... ESTÁDIOS! A incompetência e a corrupção petista gerou prejuízos BILIONÁRIOS à Petrobras, à Eletrobrás, ao BNDES etc. Veja aqui o ranking do Brasil, e diga se não tenho motivos para ficar preocupado:

 http://twitter.com/Ricamconsult/status/466975717822300161/photo/1

Não é a toa que, toda vez que as pesquisas eleitorais apontam queda da soberana, a Bolsa sobe...

Com todo esse cenário turbulento, vale a pena investir na Bolsa? No meu caso específico, como superei os 5 obstáculos acima mencionados, a resposta é positiva. Embora, infelizmente, venha diminuindo consideravelmente minha exposição a ações (hoje não passa de 20% dos meus investimentos), continuo obtendo uma renda razoável com dividendos e opções, que paga muitas das contas na minha casa. E, se você se decidir a investir na Bolsa, faça uma correta alocação dos seus ativos, diversificando com sabedoria, para que uma eventual perda não abale gravemente suas finanças.

Abraço a todos, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário